quinta-feira, 2 de outubro de 2008

* Superando Ofensas, Irritações e Desenvolvendo um Espírito Perdoador

"O propósito supremo de Deus é dar-nos a oportunidade de nos tornarmos mais como Seu filho Jesus Cristo! Rm 8:29,29. Somos jóias brutas (Mal 3:17), sendo lapidadas. "

Quais são as ferramentas usadas por Deus:

- Problemas físicos (Suas ferramentas) 2 Co 12:7-10.
- Elementos naturais (Seu exército) Joel 2:25.
- Leis e autoridades governamentais (Seus procuradores sobre mim) Rm 13:1,2. Pais (Suas lanternas e reprovadores) Pv 6:20-23.
- Pessoas (Seu teste de meu amor a Ele) 1 Jo 4:20.
-Os homens perversos (Sua espada) Sl 17:13b.
- Os homens do mundo (Suas mãos) Sl 17:4.

-->Quando reagimos mal, Deus terá que permitir que mais e maiores problemas nos venham.

Lidando com fontes de contínuas irritação e dor:

- Deus está mais interessado em como reagimos do que em o que nos está acontecendo! Por isso, quando aprendemos e crescemos, Deus frequentemente remove a irritação. Tg 1:3,4.

Respondendo a uma irritação:

- A resposta de Deus: Pergunte-se "Estou errado?" Se sim, explicitamente reconheça-o e peça perdão ao cônjuge mulher. Se não, explique sua razão (uma só vez, mas entendível e apazigadoramente), e depois fique em completo e sereno silêncio.

Visualizando o propósito de Deus na minha vida através das pessoas que Ele me manda:

- Antipatia à 1ª vista usualmente reflete o fato que algo na personalidade do outro subconscientemente me relembrou certas características de personalidade às quais tenho reagido no passado. Respondamos como Cristo fez a amigos e inimigos (Lc 6:27-33).

O propósito de Deus nas ofensas: dar-nos oportunidade de ser sensível às necessidades do ofensor.

- Minha resposta certa deve ser perdoar o ofensor e demonstrar-lhe amor.
- Quando eu falho, ou torno-me insensível, ou super-sensível.
- Cristo deixou-nos exemplo "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem."
- Quase invariavelmente, o cônjuge ofendido/traído tem sido muito insensível, há muito tempo, às necessidades reais do cônjuge ofensor.
- Libertação da amargura somente virá através do perdoar!

Pontos importantes sobre o perdoar:

- Aprenda a distinguir entre amargura e meramente sentir a dor das feridas sendo abertas.
- A cura (cicatrização) tem de ser de dentro para fora.
- Distingua entre o perdoar humano (eu não ter mais nenhuma má emoção; zerar a conta; transferir para Deus a responsabilidade por qualquer punição; ter a mesma abertura para com o ofensor que eu tinha antes da ofensa) e o perdoar de Deus (só Ele tem a autoridade de remover as consequências). Eu nunca posso exercer este segundo perdoar, mas sempre posso o primeiro.
- Compreenda que minha resposta ao que aconteceu é muito mais importante para Deus do que a ofensa ou o ofensor.
- Identifique o próposito de Deus na sua vida quando Ele permitiu a ofensa.
- Seja sensível às necessidades do ofensor. Rm 12:20, 21.
- Ceda a Deus o direito de lidar com este ofensor. Rm 12:18,19.
- Coopere com Deus na vida de quem lhe ofender.

Fonte:http://solascriptura-tt.org/

Não desista dos seus sonhos!

casamentorestaurado@gmail.com

Nenhum comentário: