sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Prática Devocional do Desabafo


A prática do desabafo é a arte de derramar a alma perante o Senhor, retirando de dentro e colocando para fora todo e qualquer melindre, mágoa, ressentimento, tristeza, queixume, inquietação, ansiedade, medo, indignação desmedida, revolta e coisas assim.
Dá-se através de uma abordagem firme e corajosa na presença de Deus de problemas reais, de problemas de gravidade exagerada e de problemas inexistentes. O desabafo bem feito provoca a interrupção de uma situação de intensa e contínua amargura.O desabafo é tão saudável quanto o lazer.
O excesso de ansiedade provocado pelo acúmulo de problemas, dificuldades, decepções, frustrações e sofrimento desmantela qualquer esquema de felicidade pessoal. Os casos mais graves podem levar ao álcool e à droga, podem causar distúrbios emocionais e dar ocasião ao suicídio. A falta de desabafo faz mal à alma e ao corpo. Não só ao sistema nervoso, mas aos sistemas circulatório, respiratório e digestivo.
O desabafo é uma necessidade e uma possibilidade.É uma possibilidade porque a Bíblia está cheia de desabafos. Dois livros do Velho Testamento tratam quase que exclusivamente de desabafos: Jó e Salmos. Algumas passagens trazem um insistente convite ao desabafo: “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias: derrama o teu coração como água perante o Senhor; levanta a Ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas”(Lm 2.19). “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). O exemplo mais dramático de desabafo é o de Jó. “Por que esperar se já não tenho forças? Por que prolongar a vida se meu fim é certo?
O que ajudou a Jó a sobreviver foram os contínuos desabafos.
Extraído e adaptado do Livro Práticas Devocionais - Editora Ultimato
Naõ desista dos seus sonhos!

Nenhum comentário: